FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Nasceram fora de Portugal mas escolheram representar Portugal
2016-06-07
Portugal sempre foi e continua a ser um país de emigrantes. Não é de estranhar portanto que muitos dos filhos de portugueses que um dia deixaram o seu país, sejam hoje jogadores de futebol. E são muitos os que chegam à seleção principal. Raphael Guerreiro, Adrien, Anthony Lopes e Cédric, que vão vestir a camisola de Portugal no Euro2016, são alguns dos nomes de um vasto grupo de atletas que não duvidaram quando tiveram que escolher entre a seleção do país onde nasceram e a de Portugal.

Portugal sempre foi um país de emigrantes não sendo, por isso, de estranhar que muitos jogadores no estrangeiro sejam luso-descendentes. São filhos de portugueses que deixaram o seu país e que organizaram a sua vida no estrangeiro.
A lista é muito extensa com alguns nomes a chegarem à seleção portuguesa, nos seus vários escalões, até porque o fenómeno passou a ser olhado com mais cuidado pelos responsáveis federativos.
Não é de estranhar portanto que seja também nestes luso-descendentes que Portugal comece a depositar grandes esperanças para que a nossa seleção continue a brilhar nos relvados.
Cada vez mais filhos de emigrantes integram as convocatórias de Portugal, nos seus vários escalões, e apesar de algumas exceções, a verdade é que a maioria não tem dúvidas na hora de escolher se jogam pela seleção do país onde nasceram ou se o fazem pela seleção do país de onde são provenientes os seus pais.
Até agora Portugal tem vantagem e muitos luso-descendentes, como os apontados, preferem jogar pelos lusos. E se na seleção principal são muitos os casos, também nas convocatórias para as seleções mais jovens os nomes de luso-descendentes sucedem-se. 
Na seleção principal, que agora vai disputar o Euro2016, que se vai realizar em dez cidades francesas entre 10 de junho e 10 de julho, são quatro os nomes de jogadores que nasceram fora de Portugal mas que são filhos de pai ou mãe portuguesa: Raphael Guerreiro, Anthony Lopes e Adrien Silva nasceram em França, e Cedric na Alemanha.
Anthony Lopes disse em 2011, ainda representava a seleção de sub-21, que representar a seleção portuguesa “não é uma coisa que se explique. Sentes isso em ti. Sinto-me mais português do que francês”.
Anthony Lopes escolheu a seleção portuguesa, em detrimento da francesa, sem pressão da família. 

 

Ler artigo completo no Mundo Português, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades