FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Processos migratórios e práticas artísticas em tempo de guerra: do século XX à actualidade
2016-04-26
Chamada para textos (publicação monográfica, Global Art Monograph Series) até dia 31 de Julho.

Descrição:

O período que decorreu desde o início do século XX até à actualidade foi marcado por inúmeros e diferentes processos migratórios. Embora os conflitos bélicos que aconteceram durante este período não sejam a única causa de migração, têm sido os que de forma mais marcante têm motivado extensos e complexos processos migratórios. Se historicamente as I e II Guerras Mundiais são aquelas que maior destaque têm tido, antes, durante e após o término das mesmas outros conflitos bélicos marcaram e continuam a marcar diferentes povos por todo o mundo. Actualmente, em praticamente todo o território mundial, da Ásia, à Europa, a África e América decorrem guerras e conflitos que estão na origem de extensas movimentações migratórias. Partindo desta realidade, propõe-se reflectir a questão a partir das artes. Entre aqueles que migram, estão artistas de diferentes áreas, desde as visuais, às literárias, performativas ou musicais. Artistas que contam as suas experiências e as comunicam através da arte. Entre aqueles que recebem os que fogem da guerra, estão também artistas. Artistas que recebem essas experiências e as simbolizam. Nestes processos migratórios, evidencia-se com frequência a condição neoliberalista que domina o mundo, políticas migratórias injustas ou xenófobas ou relações de força desequilibradas. Mas deles resultam também, ao nível da cultura e da arte, novas dinâmicas, partilhas que não se reduzem à relação entre dois espaços e que podem desencadear propostas e práticas artísticas novas, que articulam  o local e o global, que mesclam traços populares e culturais distintos e os transformam em novas poéticas artísticas. Pretende-se que os textos incidam sobre esta problemática a partir destas idiossincrasias, incentivando-se a participação de investigadores de diferentes áreas e de textos sobre diferentes meios artísticos. Sugerem-se os seguintes tópicos, ainda que a selecção de textos não estejam limitados por eles:  A experiência directa de guerra tratada pelos artistas no seu trabalho  Práticas artísticas activistas em torno dos processos migratórios  Influências culturais e estéticas produzidas pelo fluxo migratório durante períodos intensos de guerra  Manifestações estéticas acerca de contextos e temáticas de guerra  Migrações e Arte: Estudos de caso.

 

Política Editorial:

O volume monográfico, da responsabilidade e iniciativa do CIEBA, será publicado em versão impressa até Dezembro de 2016. Tratando-se de uma publicação académica, todos os textos serão submetidos a arbitragem científica, segundo o processo de revisão anónima por dois pares, feita pela Comissão Científica, que decidirá sobre a aceitação ou rejeição do texto, assim como sobre eventuais propostas de alteração do mesmo. Os textos submetidos devem obedecer às regras de uma publicação científica e serem originais, ou seja, não poderão ter sido publicados em outras revistas ou websites. Os textos serão avaliados tendo em conta a sua teorização, reflexão crítica, inovação eoriginalidade. Atendendo às várias componentes da estrutura de um artigo académico, a avaliação será feita de acordo com os seguintes critérios: resumo (clareza, objectividade e adequação); introdução (definição dos objectivos e do objecto de estudo); enquadramento teórico (estrutura, coerência, qualidade e rigor); metodologias (clareza e adequação); conclusões (coerência dos resultados em função dos objectivos, adequação das recomendações); bibliografia (actualização e estado da arte do tema); escrita (clareza e qualidade); material complementar: imagens/ilustrações/tabelas/quadros (qualidade, rigor e adequação); dimensão do artigo (adequação); relevância, originalidade e criatividade. 

 

Chamada para participação:

Tendo em conta os objectivos internacionais da publicação, convidamos a comunidade científica nacional e estrangeira a contribuir com um texto que se insira no tema proposto e respeite a Política Editorial. Os textos devem ser enviados até 31 de Julho de 2016 para o email: artglobalperspective@belasartes.ulisboa.ptO autor deve referir o nome pelo qual deseja ser citado, contacto telefónico, e-mail publicável e afiliação institucional. A identificação do autor, entre outras informações que possibilitem a sua identificação, devem ser ocultadas do texto, uma vez que os artigos são submetidos a um processo de arbitragem científica sob anonimato. As notas biográficas devem, por sua vez, ser enviadas em documento separado. Após a revisão, os autores serão notificados do parecer dos árbitros e ser-lhes-ão enviadas as "Fichas de Avaliação" respeitantes ao seu trabalho. Se o parecer for positivo à publicação, os autores serão convidados pela Comissão Científica a considerar as sugestões dos árbitros.    

 

Ver os detalhes da chamada para textos em português e em inglês

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades