FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Reunião do CCP começa hoje na Assembleia da República
2016-04-26
Sete meses depois de terem sido eleitos, os 65 conselheiros tomam hoje posse e vão eleger as estruturas que integram o Conselho das Comunidades Portuguesas.

Começa hoje e prolonga-se até ao dia 28 de abril, a reunião plenária do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP). Sete meses depois de terem sido eleitos, os 65 conselheiros tomam hoje posse e vão eleger as estruturas que integram o CCP, como as comissões temáticas e o conselho permanente.
A nova estrutura do CCP tem 65 membros, mas nos 50 círculos eleitorais existentes seria possível eleger até 80 membros.
Como em alguns círculos eleitorais não houve eleições e após a repetição da votação nos círculos de Dusseldorf, Hamburgo e Berlim (e Varsóvia), Alemanha, e de Boston, Providence e New Bedford, EUA , o CCP passou a ter 65 conselheiros. 
Um comunicado divulgado em fevereiro deste ano pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, relativo à data da reunião, explicava que em vários círculos eleitorais "não houve apresentação de candidaturas para o cargo de conselheiro, tendo por isso ficado sem representação no CCP". São os casos de Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Índia, Espanha, Países Baixos, Bermuda, Curaçau, Timor-Leste, Toronto e Vancouver.    

 

Ler artigo completo no Mundo Português, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades