FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Um bebé sem nacionalidade e uma família portuguesa “presa” na Nova Zelândia à espera de papéis
2016-04-14
Marta Silvestre e Bruno Lopes emigraram para a Nova Zelândia e tiveram um bebé. Esperam há três meses pelo consulado para que a criança tenha documentos. Até lá não podem sair do país.

Nasceu há três meses na Nova Zelândia, é filho de portugueses, mas não tem identidade nem nacionalidade. O pequeno Sebastião, como os pais querem que se chame, ainda não foi registado por causa de um novelo burocrático que envolve o consulado português em Sidney, na Austrália. Sem saber quando é que a criança tem uma identidade oficial, os pais, Marta Silvestre e Bruno Lopes, estão presos no país para onde emigraram e nem sequer podem viajar para Portugal.

Nos serviços de saúde o Sebastião é chamado por ‘filho da Marta e do Bruno'", conta ao Observador Marta Silvestre, 33 anos, que emigrou para a Nova Zelândia em 2013.

Marta Silvestre vive com o marido Bruno Lopes, 34 anos, em Auckland. Ela é investigadora em obesidade e diabetes tipo 2 e docente na universidade daquela cidade neozelandesa. Ele é diretor de arte numa agência de publicidade. Os dois emigraram há três anos não "por necessidade", mas para poderem evoluir profissionalmente. "Nós gostamos muito de Portugal, não somos emigrantes que tivemos que emigrar por necessidade. Fizemo-lo porque em Portugal não podemos subir por mérito e viemos para crescer profissionalmente", refere Marta.

 

O casal tem contratos permanentes de trabalho e até reunia condições para ter visto de residência, mas optou sempre por um visto provisório, porque a ideia era regressar a Portugal em abril de 2017. Assim, ainda antes de o bebé nascer, os dois desdobraram-se em pedidos de informação. "Explicaram-me que, desde 2006, na Nova Zelândia, os bebés de pais não residentes ou não cidadãos não podem ter nacionalidade neozelandesa, para evitar que haja emigrantes que obtenham a nacionalidade por via dos filhos", diz Marta.

 

Ler artigo completo no Observador, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades