FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Dois novos programas convidam emigrantes a investir em Portugal
2016-04-06
Envolver os emigrantes portugueses no desenvolvimento económico e social de Portugal é agora possível através de duas iniciativas do Governo português, o Concurso 50/50 e o Programa Elevar o Seu Negócio.

Com o Concurso 50/50, os portugueses podem envolver-se em projectos de necessidades locais com impacto social. Já com o Programa Elevar o Seu Negócio, os empresários emigrados são convidados a reproduzir o seu negócio em Portugal.

No Concurso 50/50, através do apoio a ideias de instituições locais, os emigrantes portugueses podem participar na resolução de problemas sociais, culturais, económicos e ambientais, por exemplo da localidade de onde são originários. 

No site do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) os emigrantes podem encontrar as iniciativas a financiar e acompanhar a implementação da ideia que apoiam. A participação pode ser feita até 31 de Julho deste ano, de forma individual ou colectiva, num montante máximo de mil euros.

Os emigrantes participam apoiando ideias de instituições locais ao contribuir com 50% do valor para a implementação; os restantes 50% serão atribuídos pelo ACM. "Quebrar com o isolamento vivenciado na terceira idade através do uso das novas tecnologias", em Tavira, ou "promover a autonomia, a inclusão e a igualdade de alunos com Necessidades Educativas Especiais", em Aveiro, são duas das muitas iniciativas que podem ser financiadas. 

 

Ler artigo completo no Contacto, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades