FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Governo anuncia novas valências de apoio aos emigrantes
2016-04-01
O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, anunciou hoje no Porto a criação de Gabinetes de Apoio ao Emigrante "de nova geração", articulados o turismo, o investimento e as microempresas.

"No futuro, os Gabinetes de Apoio ao Emigrante de nova geração vão estar integrados no Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, que diagnosticam, em cada território, as microempresas que querem investir no exterior e as que o querem fazer nas suas terras de origem", descreveu o governante, que hoje apresentou este projeto na reunião ordinária do Conselho Metropolitano do Porto.

Segundo revelou o secretário de Estado, o primeiro contrato relacionado com estas novas estruturas vai ser assinado em Coimbra, a 22 de abril, na presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, numa altura em que vai ser feito um balanço da atividade dos atuais "102 gabinetes de apoio ao emigrante".

O novo modelo dos Gabinetes de Apoio ao Emigrante passa, ainda, por uma ligação à secretaria de Estado da Internacionalização e à do Turismo já que, de acordo com José Luís Carneiro , "os movimentos que os emigrantes fazem nas férias [passadas em Portugal] devem ter uma oferta integrada de turismo".

"Muitos dos emigrantes portugueses saíram do país sem o conhecerem, ou sem o conhecerem como é hoje", explicou José Luís Carneiro.

O governante apelou aos municípios para criarem esta estrutura nos seus concelhos, sublinhando que, em 2015, os "emigrantes portugueses colocaram no país 3.300 milhões de euros", segundo "dados do Banco de Portugal".

 

Ler artigo completo no Notícias ao Minuto, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades