FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Será o BES "mau" a suportar a solução para os lesados do papel comercial
2016-03-30
Memorando assinado nesta quarta-feira prevê solução até Maio, mas não existem garantias de recuperação da totalidade dos 500 milhões investidos pelos clientes.

Os lesados do BES conhecerão, até ao início de Maio, uma solução que deverá minorar as perdas que sofreram com os investimentos em papel comercial do Grupo Espírito Santo. A proposta será suportada financeiramente pelo BES "mau" e não existem garantias de recuperação da totalidade dos 500 milhões de euros aplicados.

De adesão "voluntária", o memorando assinado na tarde de quarta-feira, no âmbito do qual será delineada a solução, não vincula o Novo Banco (NB), que resultou da intervenção do BES e que está em processo de venda. A não inclusão do NB  - exigida pelo Banco de Portugal ao longo dos últimos meses - deixa no BES "mau" a responsabilidade de suportar financeiramente a solução, cujos contornos começarão agora a ganhar forma.

"O procedimento de diálogo e as eventuais soluções que nele venham a ser encontradas respeitarão o processo de resolução do BES e os termos e limites da mesma resolução, tal como expressos e definidos nas decisões tomadas pelo Banco de Portugal enquanto autoridade de resolução", refere um dos pontos do memorando.

 

Ler artigo completo no Público, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades