FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Macadame lançam novo álbum com referências à emigração
2016-06-01
Os Macadame lançam em Viseu e Coimbra, no sábado e no dia 11, respetivamente, o seu segundo álbum, com músicas que entrelaçam o tradicional com o contemporâneo e onde não é esquecida a vaga de emigração portuguesa.

Depois do primeiro álbum lançado em 2014, intitulado "Pão Quente e Bacalhau Cru", os Macadame, de Coimbra, apresentam agora "Firmamento", com 12 músicas que resgatam temas do Cancioneiro dos Açores e do Alentejo, bem como das recolhas feitas pelo etnomusicólogo Michel Giacometti.

O grupo aborda a música tradicional utilizando instrumentos como baixo elétrico, guitarra elétrica, sintetizadores e outros elementos eletrónicos, acabando por criar arranjos que dão "contemporaneidade à música", disse à agência Lusa um dos elementos da banda, João Fong.

Segundo o elemento do grupo, nas 12 canções que fazem o disco, há também composições próprias com letras populares e letras originais dentro de canções tradicionais.

O disco, que não é conceptual, apresenta uma "grande ligação ao mar", do ponto de vista temático, falando-se "de partida", "da separação que é trazida pelo mar", mas também "da onda de emigração que houve", afirma João Fong.

"Foi uma necessidade nossa de falar desse tema. Foi algo espontâneo que surgiu", refere, acrescentando que também os elementos da banda têm "amigos a partir" para fora do país.

 

Ler artigo completo no Diário Digital, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades