FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Santa Maria da Feira. Gabinete de apoio ao emigrante é exemplo nacional de boas práticas
2016-04-30
O Gabinete de Apoio às Comunidades Emigrantes (GACE) de Santa Maria da Feira, sediado na freguesia de Lobão, foi apresentado como exemplo nacional de boas práticas num encontro realizado em Coimbra, que reuniu governantes, autarcas e técnicos de todo o país.

Para Emídio Sousa, presidente da autarquia feirense e um dos oradores deste encontro, “a diáspora portuguesa é o embaixador natural de Santa Maria da Feira no mundo”.

No ponto da ordem de trabalhos dedicado à “Partilha de Boas Práticas”, Emídio Sousa sublinhou o papel fundamental da diáspora portuguesa na diplomacia económica: “os empresários da diáspora, bem integrados no país de acolhimento, estão dispostos a ajudar os empresários portugueses a vingarem no estrangeiro”. Para o autarca, o sucesso desta sincronização depende de uma comunicação estreita entre as autoridades locais, os empresários em Portugal e no estrangeiro, as câmaras de comércio portuguesas, os cônsules honorários e demais entidades.

Emídio Sousa destacou ainda a plataforma de negócios BizFeira como uma ferramenta de promoção de empresas, produtos e negócios no país e no mundo, que atua como um instrumento de comunicação entre empresários feirenses e a sua diáspora – comunidades imigrante e emigrante.

Os factos e os números relativos ao GACE de Santa Maria da Feira, apresentados pelo técnico responsável, Roberto Carlos Reis, confirmam o bom funcionamento deste serviço de apoio aos emigrantes, considerado um exemplo nacional de boas práticas.

 

Ler artigo completo no cidades.com, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades