FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Novo site pretende ligar emigrantes a Portugal
2016-03-02
Uma associação ligada às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo lançou este fim-de-semana uma plataforma que se propõe ser "a maior e mais completa" base de dados de "tudo o que diga respeito" à diáspora portuguesa.

O ''site'' da Diáspora Lusa (www.diasporalusa.pt) está online desde sábado e tem já disponível parte de uma lista de mais de 5.000 associações, órgãos de comunicação social, centros culturais, consulados ou mesmo restaurantes de portugueses ou luso-descendentes em mais de 950 cidades, de 120 países.

"Vejo a dificuldade que [os emigrantes e luso-descendentes] enfrentam para muitas vezes estabelecer ligações, obter um mero esclarecimento. Este portal serve para saberem onde está o quê", explicou à Lusa o mentor do projeto, António Delgado, que criou a plataforma através da associação RIGORICORAGEM: de Portugal para o Mundo, sediada em Ponta Delgada.

Com 10 anos de ligação profissional às comunidades - como representante em Portugal de portugueses residentes no estrangeiro - o advogado decidiu criar a plataforma para suprir uma lacuna que detetou existir.

"Eu sei que existem outras plataformas, outros ''site's', mas achei que as informações estavam um pouco dispersas, conseguimos encontrar os consulados num ''site'', conseguimos encontrar algumas associações noutros 'site's, mas devia haver uma compilação de toda esta informação que está dispersa", afirmou.

Além do diretóriode contactos, que pretende estar em constante atualização, a plataforma pretende disponibilizar notícias sobre Portugal e a diáspora, bem como divulgar iniciativas, personalidades e casos de sucesso referenciados por entidades ou Portugueses residentes no estrangeiro.

 

Ler artigo completo no Notícias ao Minuto, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades