FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
Emigrantes surpreendidos com visita de Costa a festa em Paris
2015-06-14
A grande maioria dos portugueses que hoje se encontra na festa da rádio Alfa, em Créteil, nos arredores de Paris, mostra-se surpreendida com a visita de António Costa, secretário-geral do PS e candidato às eleições legislativas deste ano.

Cerca de 25 mil pessoas estão concentradas na "maior festa da emigração que se realiza na Europa", de acordo com o diretor da rádio Alfa, Armando Lopes, que explicou à Lusa que "a festa dos santos populares da rádio Alfa existe há 26 anos, há 14 neste recinto", em Créteil.

"Este ano é uma grande honra receber várias individualidades como o senhor secretário de Estado das Comunidades, os deputados portugueses, o senhor António Costa, candidato a primeiro-ministro do PS, o Claude Bartolone que é a terceira personalidade política francesa", explicou Armando Lopes que emigrou para França em 1961.

O secretário-geral do PS, António Costa, chegou à festa ao início da tarde e visitou os stands de diferentes empresas portuguesas, acompanhado pelo diretor da rádio Alfa, pelo presidente da Assembleia Francesa, Claude Bartolone, pelo deputado socialista eleito pelo círculo da Europa, Paulo Pisco, do vereador da Câmara de Paris Hermano Sanches e outros políticos locais portugueses e lusodescendentes.

Também marcaram presença o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e o deputado social-democrata eleito pelo círculo da Europa, Carlos Gonçalves, depois de "um colega membro do Governo que era para vir cá, por razões imponderáveis de última hora, não pôde vir", explicou à Lusa José Cesário, sem querer especificar de quem se tratava.

"Desde a primeira vez que aqui vim, há quase 15 anos, é um grande momento para a comunidade, para mostrar as suas potencialidades em termos económicos, é um grande momento de convívio e de aproximação", declarou, não se mostrando surpreendido com a presença de tantos políticos, incluindo franceses, já que "a comunidade portuguesa em França tem-se conseguido integrar na sociedade local e na Europa é a comunidade mais bem integrada".

Claude Bartolone, presidente da Assembleia Francesa e candidato às próximas eleições regionais francesas, em dezembro, pela região Île-de-France chegou com António Costa e fez questão de demonstrar o seu apoio.

"Era um momento importante estar ao lado dos meus amigos políticos portugueses que vão entrar numa campanha legislativa importante. O importante é pensar que podemos ter em Portugal uma nova maioria que nos permita alterar a maneira como é gerida a Europa hoje e com ele teremos uma voz suplementar contra a Europa da punição", explicou à Lusa Bartolone.

Foram muitos os emigrantes que se mobilizaram para cumprimentar António Costa enquanto este passeava pelo recinto e para tirar fotografias com ele, embora muitos estejam na festa pela música e pelo convívio.

"Vamos ganhar as eleições, para mim foi uma surpresa. Gostei muito de o ver", disse o português José Machado, de 58 anos, ao tirar uma foto com António Costa.

José Machado é um português de Barcelos que "devido à crise" voltou a emigrar para Paris há dois anos depois de já ter vivido 20 anos em França.

 

Ver Notícias ao Minuto, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades