FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Emigrantes devem ser «agentes» da «credibilidade de Portugal»
2012-12-28
Diáspora junta 300 portugueses influentes no estrangeiro

O Presidente da República, Cavaco Silva, reiterou esta quarta-feira que acredita nas potencialidades das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, servindo como «agentes» do «reforço da reputação, do prestígio e credibilidade de Portugal».

«Eu acredito fortemente nas potencialidades das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e sei que são muitos aqueles que querem ser agentes ativos do reforço da reputação, do prestígio e da credibilidade de Portugal», afirmou Cavaco Silva perante o conselho da diáspora portuguesa.

O Chefe de Estado assistiu esta quarta-feira no Palácio de Belém, em Lisboa, ao ato de constituição do conselho da diáspora portuguesa, juntamente com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

«Este conselho para a diáspora portuguesa dá corpo a uma ambição que eu acalento já há algum tempo e que tenho vindo a estimular, que é estruturar uma rede de talentos e competências que existem nas comunidades portuguesas, no domínio da economia, das artes, da ciência e da política», sustentou.

O Presidente sublinhou que este conselho «desenvolve» uma ideia que foi «central» no seu discurso da cerimónia do 25 de Abril, na Assembleia da República, a de «mobilizar os portugueses para contribuírem para a melhoria da imagem e de credibilidade de Portugal no estrangeiro e darem a conhecer as potencialidades do nosso país, fatores que são decisivos para recuperação económica e para a criação de emprego».

«Tenho uma grande esperança no vosso trabalho, que irão dar o vosso melhor para o reforço da imagem de Portugal no estrangeiro», afirmou, considerando que com a criação deste conselho se está «plantar uma árvore que vai dar frutos para Portugal».

Este conselho junta-se ao prémio empreendedorismo inovador da diáspora portuguesa e ao conselho da globalização, como instrumentos aos quais o Presidente está a associado e que servem o «reforço das relações das comunidades portuguesas e de luso descendentes espalhadas pelo mundo», assinalou Cavaco Silva, afirmando que isso «tem sido uma grande prioridade» dos seus mandatos «desde o primeiro dia».

O conselho da diáspora portuguesa, presidido pelo empresário Filipe de Botton, define a sua principal missão como «a de agregar a imensa rede de influência mundial constituída pela comunidade de portugueses e de lusodescendentes espalhados pelo mundo», cita a Lusa.    

tvi24, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades