FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
“Acredito nas potencialidades das comunidades portuguesas”
2012-12-26
O Presidente da República, Cavaco Silva, reiterou esta quarta-feira que acredita nas potencialidades das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, servindo como "agentes" do "reforço da reputação, do prestígio e credibilidade de Portugal".

"Eu acredito fortemente nas potencialidades das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e sei que são muitos aqueles que querem ser agentes activos do reforço da reputação, do prestígio e da credibilidade de Portugal", afirmou Cavaco Silva perante o conselho da diáspora portuguesa.

O Chefe de Estado assistiu hoje no Palácio de Belém, em Lisboa, ao acto de constituição do conselho da diáspora portuguesa, juntamente com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

"Este conselho para a diáspora portuguesa dá corpo a uma ambição que eu acalento já há algum tempo e que tenho vindo a estimular, que é estruturar uma rede de talentos e competências que existem nas comunidades portuguesas, no domínio da economia, das artes, da ciência e da política", sustentou.

O Presidente sublinhou que este conselho "desenvolve" uma ideia que foi "central" no seu discurso da cerimónia do 25 de Abril, na Assembleia da República, a de "mobilizar os portugueses para contribuírem para a melhoria da imagem e de credibilidade de Portugal no estrangeiro e darem a conhecer as potencialidades do nosso país, factores que são decisivos para recuperação económica e para a criação de emprego".

"Tenho uma grande esperança no vosso trabalho, que irão dar o vosso melhor para o reforço da imagem de Portugal no estrangeiro", afirmou, considerando que com a criação deste conselho se está "plantar uma árvore que vai dar frutos para Portugal".

Correio da Manhã, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades