FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Impacto da emigração no curto prazo pode ser menos desemprego e mais remessas
2012-12-25

A actual vaga de emigração poderá representar uma redução no desemprego e um aumento das remessas, mas os dados conhecidos são insuficientes para fazer previsões eficazes sobre o impacto dos fluxos migratórios, segundo economistas consultados pela Lusa.

Não há números exactos para a emigração nos últimos anos. O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, estimou recentemente que entre 100 mil e 120 mil portugueses abandonaram o país em 2011, e que o número poderá ter aumentado este ano. Este número é muito significativo num país com uma população como Portugal: 1% da população.

No curto prazo, uma emigração tão significativa poderá ter impactos a nível do emprego ou da balança corrente.

"Em termos imediatos, não havendo retoma e não havendo necessidade de aumentar o emprego por parte das empresas, a saída das pessoas significa uma taxa de desemprego menor do que se não houvesse emigração", disse à Lusa o economista João Ferreira do Amaral.

"Há uma grande destruição de emprego, e se houve emigração, compensa em parte. Agora, se estes novos emigrantes vão fazer o que fizeram os antecessores nos anos 1960 e 1970 em termos de remessas, isso é mais duvidoso", continua Ferreira do Amaral. "Mas creio que nesse aspeto os efeitos não serão muito grandes."

Ferreira do Amaral acha também que o impacto sobre o consumo será diminuto: "Em termos de consumo, o que é relevante é os rendimentos. As pessoas que saem, em princípio, não tinham rendimentos cá. Se enviarem remessas, elas tenderão a ser poupadas, e não consumidas."

João César das Neves, professor na Universidade Católica, também considera que "não se pode extrapolar de casos anteriores", porque a actual conjuntura e a composição da economia portuguesa são "muito diferentes" das de há meio século.

"É preciso fazer um estudo sobre o assunto. Mas, em princípio, [a emigração] vai ajustar a economia à realidade. Portugal terá menos desemprego, e poderemos dar o 'salto' para um novo surto de desenvolvimento", afirma César das Neves.

Já Teodora Cardoso, presidente do Conselho de Finanças Públicas, rejeita olhar para o problema numa perspectiva de curto prazo: "Não é por se irem embora tantas pessoas e o consumo e as importações se reduzirem um bocadinho que vamos resolver algum problema. Não é exportando emprego que se ganha desenvolvimento. Mesmo que resolvêssemos um problema de curto prazo, podemos estar a criar mais dificuldades futuras. O mal do passado foi termos vistas tão curtas."

Lusa/SOL, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades