FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Portas coloca como prioridades ensino do português e diplomacia económica para OE 2013
2012-11-14

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou hoje que reduzirá em 4,2 por cento as despesas do Ministério em 2013, quadro em que vai privilegiar o ensino do português no estrangeiro e a revisão do estatuto diplomático.

Paulo Portas falava perante deputados das comissões parlamentares de Negócios Estrangeiros e Orçamento e Finanças na Assembleia da República, no âmbito da fase de debate na especialidade da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2013.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros defendeu que, no próximo ano, o objetivo do seu Ministério será o de ter "contas arrumados, mas mantendo opções" estratégicas ao nível da política externa, casos da diplomacia económica, do ensino do português no estrangeiro e da reforma "modernizadora e flexibilizadora" do estatuto diplomático.

Na gestão interna do Ministério, Paulo Portas referiu que serão cortados no conjunto de 2012 e de 2013 4,2 milhões de euros nos consumos intermédios e adiantou que poderão ser arrecadados 30 milhões de euros com a alienação de imóveis que são dispensáveis para a política externa do Estado Português e que têm custos de manutenção na ordem dos 300 mil euros anuais.

Paulo Portas salientou também que o Governo vai manter "o esforço de investimento da língua portuguesa" no exterior, a par com a continuação da "valorização da diplomacia económica".

"Apesar do ambiente geral de contenção, o Ministério dos Negócios Estrangeiros garantiu uma renovação do pessoal diplomático. Há uma renovação geracional em curso. Quero que a linguagem comercial seja uma linguagem natural para os nossos diplomatas", disse.

Na sua intervenção, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros declarou ainda que uma das suas batalhas vai passar por impedir o aumento do endividamento do Estado Português perante instituições internacionais a que tem de pagar quotas, casos da NATO, das Nações Unidas, da Comunidade de Países de Língua Portuguesa ou da Comunidade Ibero-Americana.

Dívidas que Paulo Portas disse terem-se "acumulado" ao longo de anos em organizações internacionais nas quais "Portugal quer ter uma posição importantes e credível".

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa

iOnline, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades