FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Portugal sairá da crise mais pobre e mais violento, diz João Ferreira do Amaral
2012-11-03
O economista João Ferreira do Amaral expressou neste sábado a convicção de que Portugal vai sair da crise económico-financeira mais velho, mais pobre, mais desigual e mais violento.

"A crise vai aumentar o envelhecimento da população, porque vai reduzir o número de pessoas mais jovens devido à queda da taxa de fertilidade e aumento da emigração", defendeu durante a conferência Que Portugal depois da crise, que teve lugar em Fátima.

O economista alertou que as remessas dos emigrantes vão reduzir-se, apesar da subida que se verifica este ano, e que os portugueses terão de deixar de contar com este factor de financiamento do país: "Poderemos e deveremos contar com o aumento da pobreza, do qual deverão ser precisos muitos anos para recuperar", sustentou, justificando o cenário com o desemprego, a quebra de rendimentos e o endividamento das famílias.

João Ferreira do Amaral entende que o momento pós-crise em Portugal vai desembocar "na degradação social da vida urbana, no ressurgimento de bairros de lata, de fenómenos de violência e de marginalização, sobretudo nas zonas metropolitanas".

Segundo o economista, o futuro em Portugal será marcado "por um longo período de dificuldades", sendo inevitável apostar "na reestruturação do sistema produtivo português", já que, sublinhou, "um país não pode sobreviver enquanto a indústria pesar apenas 10, 13% do Produto Interno Bruto".

O presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), João Duque, lembrou, por sua vez, que "há ainda um papel que cabe ainda à Europa", se esta caminhar para "uma união mais federal e mais integrada".

O problema, considerou, é que "a Europa está a dar sinais de desagregação e o Reino Unido de que poderá sair". O economista afirmou estar preocupado com o fenómeno de ruptura social e com um cenário futuro marcado pela "insegurança que pode levar ao êxodo das pessoas do país".

O presidente do ISEG reafirmou a ideia de que será inevitável outro pacote de ajuda internacional em Portugal, mas disse estar convencido de que após a crise o país vai exportar mais.

"Vamos sair mais educados da crise, embora através de lições caríssimas", concluiu.

A conferência Que Portugal depois da crise realizou-se no âmbito do "Encontro dos Promotores Socioculturais das Comunidades Portuguesas" - que começou na sexta-feira em Fátima e se prolonga até domingo -, promovido pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, em parceria com a Obra Católica Portuguesa de Migrações e a Cáritas Portuguesa.

Público, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades