FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Paulo Portas destaca "importante serviço público" aos emigrantes e países de língua portuguesa
2012-09-11
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros disse hoje que os modelos de avaliação sobre a RTP ainda estão em aberto e considerou importante o serviço público de televisão prestado aos emigrantes e países de língua portuguesa.

Questionado na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades  Portuguesas por Gabriela Canavilhas, do PS, e Bernardino Soares, do PCP,  sobre a privatização da RTP, Paulo Portas referiu-se ao "muito importante"  serviço público da estação televisiva. 

"Considero o serviço público aos emigrantes e aos países africanos de  língua portuguesa muito importante. Esta foi a definição do Ministério dos  Negócios Estrangeiros defendida institucionalmente", disse Paulo Portas

Durante mais de três horas dos trabalhos da comissão, os deputados da  oposição insistiram várias vezes para que o ministro falasse sobre as medidas  de austeridade. 

Mas Paulo Portas apenas se referiu ao assunto, à entrada da reunião,  para dizer que vai primeiro reunir os órgãos do CDS-PP e só depois se pronunciará  sobre as novas medidas de austeridade apresentadas hoje pelo ministro das  Finanças, Vítor Gaspar.   

No final dos trabalhos da comissão, a deputada Maria de Belém, do PS,  aconselhou o líder e os dirigente do CDS-PP a refletirem sobre a posição  do ministro Veiga de Macedo, "que, nos anos 1960, impediu Salazar de mexer  nas contribuições sociais porque se tratava de mexer no dinheiro dos trabalhadores".

Maria de Belém Roseira pediu também a Paulo Portas para refletir sobre  as palavras do ex-ministro das Finanças Bagão Félix, produzidas durante  o fim-de-semana sobre as medidas de austeridade, e finalmente citou uma  carta aberta de Eugénio Lisboa, antigo presidente da Comissão Nacional da  Unesco, que escreveu no sábado uma carta aberta ao primeiro-ministro, Passos  Coelho, em que afirma que os portugueses se sentem exilados no seu próprio  país. 

Lusa, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades