FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Poupança das famílias portuguesas e remessas dos emigrantes atingem recordes
2012-07-11

Graciano Coutinho - Jornalista

A poupança das famílias atingiu os 117 por cento do PIB em junho passado, que é o valor mais elevado pelo menos desde 2000, data em que se iniciou a série do indicador de poupança da APFIPP/Universidade Católica. Também preocupados com a crise economica, os emigrantes portugueses estão a bater recordes de remessas para Portugal.

 

Entre os meses de janeiro e abril de 2012, os portugueses que residem no estrangeiro enviaram para Portugal 822,4 milhões de euros. O valor representa um aumento de 17,6 por cento em comparação ao mesmo período de 2011, sendo também o mais alto da última década

 

De acordo com a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP)/Universidade Católica, o indicador da poupança subiu de 115,2 para 117 por cento do PIB, entre maio e junho, mantendo a tendência observada nos últimos meses de continuação do aumento da poupança das famílias em percentagem do PIB.

 

Segundo a mesma fonte, a poupança das famílias está a aumentar há três meses consecutivos, sendo que, no mês de junho, o indicador inclui as atualizações das contas nacionais setoriais, que registaram revisões em alta da série da poupança das famílias em percentagem do PIB nos últimos trimestres.

 

O gráfico sobre a evolução do indicador de poupança demonstra que, desde 2000, data do início da série, a percentagem nunca tinha sido tão elevada como em junho passado, tendo o valor mais aproximado ocorrido em meados de 2003.

 

No comunicado, a APFIPP/Universidade Católica refere que, em Portugal, o inquérito da Comissão Europeia aponta para uma ligeira melhoria na capacidade de poupança das famílias.

 

O indicador de poupança procura antecipar a evolução da taxa de poupança das famílias portuguesas expressa em percentagem do PIB, corrigida da sazonalidade, e resulta da análise ao comportamento de um conjunto alargado de fontes estatísticas.

Com i, O Povo Online, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades