FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Portugal: Igreja quer continuar a acompanhar emigrantes nos países de destino
2012-07-08
bra Católica de Migrações anuncia publicação de documento orientado para o trabalho neste setor

Lisboa, 08 jul 2012 (Ecclesia) - A Igreja Católica em Portugal quer continuar a acompanhar os emigrantes lusos nos seus locais de destino, num momento em que aumenta o número de saídas do país.

A posição é assumida no documento conclusivo do Encontro Internacional da Pastoral das Migrações, hoje enviado à Agência ECCLESIA.

Os participantes "consideraram de suprema importância dar continuidade ao acompanhamento pastoral dos emigrantes em língua portuguesa, independentemente do país em que estes se encontram, ou das resistências e dificuldades que possam surgir".

O documento sublinha o "novo contexto de contínuo crescimento da emigração portuguesa" e o facto de "a língua materna ser o primeiro vínculo da fé" destas comunidades.

A reunião internacional decorreu em Alfragide, arredores de Lisboa, entre segunda e sexta-feira, no contexto das celebrações dos 50 anos da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM).

Na sequência deste encontro, anuncia o comunicado final, vai ser elaborado um texto que "servirá de base para a reflexão e orientação do trabalho pastoral".

"O documento, uma vez elaborado e aprovado pela Comissão Episcopal, será tornado público como meio de divulgação e sensibilização da Igreja em Portugal, para esta realidade pastoral e como instrumento de formação para aqueles que trabalham ou virão a trabalhar no campo da pastoral das migrações", pode ler-se.

O encontro internacional juntou os Secretariados Diocesanos de Migrações, as Missões Católicas de Língua Portuguesa da diáspora e a Capelania Nacional de Imigrantes Ucranianos de Rito Bizantino.

O encerramento da iniciativa deu-se no Santuário de Cristo Rei, em Almada, com a celebração de uma eucaristia de ação de graças pelos 50 anos da OCPM presidida por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa e vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Agência Ecclesia, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades