FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Portuguesas são obstáculo ao regresso dos emigrantes
2012-06-21
Emigração tornou-se «num caminho de emancipação», segundo a ex-secretária de Estado das Comunidades

As mulheres são o principal obstáculo ao regresso dos emigrantes a Portugal, por quererem evitar perder o estatuto social conquistado no estrangeiro, afirmou a ex-secretária de Estado das Comunidades Portuguesas Manuela Aguiar, nesta quinta-feira.

«A emigração tornou-se para as mulheres, através do trabalho económico, num caminho de emancipação», justificou à Lusa, à margem da conferência «O Céu é o Limite», em Londres, sobre o desempenho dos alunos lusófonos no Reino Unido.

«A grande barreira ao regresso são sempre as mulheres porque elas sabem que, se regressarem a Portugal, perdem tudo quanto ganharam no estrangeiro», sustentou.

Aguiar, atualmente presidente da Associação Mulher Migrante, foi deputada do PSD entre 1980 e 2005, a maior parte das vezes pelos círculos da emigração.

Durante o contacto com as comunidades portuguesas no estrangeiro, disse ter verificado que «na maior parte dos casos, a mulher integrou-se melhor do que homem».

Ao transformarem-se no «elemento de adaptação da família toda», ganharam um estatuto que não tinham quando saíram de Portugal e que mesmo dentro da comunidade portuguesa têm dificuldade em afirmar.

Esta evolução foi possível porque os portugueses «são um povo muito adaptável», nomeadamente em termos de costumes sociais, e adotaram um modelo de casamento mais igualitário.

«Cá fora, as mulheres, se quiserem, se puderem, se a sociedade convidar a esse tipo de relacionamento, elas seguem», explicou.

tvi24, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades