FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
«Orgulho em ser luso-canadiano» quer chegar a várias cidades do Canadá
2012-04-12
O festival e conferência centrados no tema «Orgulho em ser Luso-canadiano» realizados em Toronto entre 15 e 25 de março, poderão chegar a outras cidades do Canadá e ainda aos Estados Unidos.

Os dois eventos foram realizados no âmbito do Movimento «Orgulho em ser Luso-canadiano», lançado em 2006, em Vancouver, pelo agente cultural Terry Costa. O festival e a conferência foram um sucesso de público que ultrapassou a participação de luso-descendentes, com a presença de jovens de outros grupos estrangeiros. A título de exemplo Terry Costa estima que no dia da conferência "tenham passado pelo MOD Club Theatre cerca de 500 pessoas". O luso-canadiano afirma que o programa "correu muito bem" e sublinha o apoio "de vários voluntários, todos luso-canadianos, que nunca tinham participado na realização de um evento que fosse português", como contou a O Emigrante/Mundo Português.
Terry Costa aponta como um dos pontos altos do festival, a iniciativa «O melhor de Portugal», que deu a conhecer alguns projetos novos desenvolvidos em Portugal e lançados noutros mercados - como é o caso da Manjerica, marca de malas de senhora lançada por Maria Teresa Bettencourt. A criadora esteve presente no festival e ofereceu uma das malas que criou a Nádia Matos, luso-canadiana de Hamilton, vencedora do concurso de curtas-metragens lançado pelo Movimento «Orgulho em ser Luso-canadiano». 
"Ao longo dos dez dias, todos os eventos culturais que realizamos foram no fundo, uma grande divulgação e promoção do Portugal de hoje, não apenas junto dos luso-canadianos mas também das pessoas de outras ascendências que passaram pelo teatro, na sua grande parte jovens, com menos de 40 anos", defendeu Terry Costa acrescentando que este foi o primeiro projeto "realizado na totalidade por luso-canadianos" naquele país. O organizador diz ainda que gostaria "de ver cada vez mais luso-canadianos a expressar o seu orgulho em serem descendentes de portugueses" e afirma que ao longo dos dez dias dos eventos viu "muitas pessoas emocionadas".
Realizado com o apoio da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, o programa recebeu a presença do titular da pasta das Comunidades, José Cesário, do cônsul-geral de Portugal em Toronto, Júlio Vilela, da deputada do Governo Regional dos Açores, Alzira Silva, e de diversas personalidades luso-canadianas, entre as quais o atual ministro da Imigração do Ontário, o luso-canadiano Charles Sousa, a vereadora da Câmara de Toronto, Ana Bailão e o político canadiano Andrew Cash, deputado no Parlamento do Canadá.

Interesse dos EUA

Terminado o festival, Terry Costa começa já a pensar na sua realização em 2013 e não esconde que gostaria que se tornasse num acontecimento anual em Toronto. Mas para tal, diz que precisa de mais apoios da própria comunidade portuguesa, e vai iniciar uma campanha junto do meio empresarial e associativo luso. "Queremos desenvolver este projeto e até levá-lo a outras cidades. Houve portugueses de Winnipeg que me afirmaram estar muito interessados em realizar lá o festival", disse.
O responsável revelou ainda o interesse de portugueses residentes na Califórnia (Estados Unidos), que estiveram presente no festival e querem organizá-lo seguindo os mesmos moldes - conferência e festival cultural - criando assim um movimento «Orgulho em ser luso-americano».
"Se houvesse um evento destes por mês, acredite que os jovens luso-descendentes participariam em força. Muitos dos que estiveram no festival, nunca entraram numa associação portuguesa nem ouviram um concerto de fado", referiu.
Para já, Terry Costa diz que o Movimento «Orgulho em ser Luso-canadiano» vai avançar com novas iniciativas, divulgadas através do site na internet (www.portuguesecanadian.com). Uma delas será a realização de uma peça de teatro, com base nos textos recolhidos no Concurso de Escrita lançado pelo Movimento e concluído em março. "Mesmo depois de terminado o prazo de envio das redações, subordinados ao tema «Orgulho em ser luso-descendente», continuamos a receber textos. A vontade de participar foi maior do que a de receber o prémio", revela Terry Costa. São alguns desses depoimentos e outros que deverão chegar no âmbito de um novo concurso, que Terry Costa quer reunir para escrever uma peça de teatro a ser apresentada no próximo ano.
Ana Grácio Pinto
apinto@mundoportugues.org

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades