FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Misericórdia de Paris quer criar "rede de solidariedade"
2012-02-19
A Santa Casa da Misericórdia de Paris (SCMP) quer que os portugueses residentes em França criem uma "rede de solidariedade" para "ajudar quem mais precisa".

"Trinta por cento da comunidade portuguesa em França vive abaixo do limiar da pobreza, com menos de 954 euros por mês. E neste número estão muitas pessoas de idade, pessoas sós, reformadas. Nestes 30 por cento estão pessoas que têm que optar, nestes dias de frio, entre aquecer a casa ou comer. E mais: à medida que o tempo passa, o problema da terceira idade vai agravar-se", afirma Joaquim Silva Sousa, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paris. Por isso, a "consciência de comunidade" é ainda mais urgente, defende.

Numa campanha de recolha de alimentos organizada no Natal do ano passado, a Misericórdia recebeu 1,5 toneladas de alimentos. Desde o início do ano já ajudou 125 famílias. Em 2010 ajudou 115. Não há um beneficiário-tipo, a crise trouxe novos rostos aos necessitados.

"Recebemos pedidos de ajuda de famílias monoparentais e de recém-chegados também. Não temos uma contabilização do número de portugueses que chegaram a França nos últimos anos, mas sabemos que o espaço de tempo que decorre até que a família se encontre numa situação estável, com alojamento e trabalho, é muito superior do que o que era há uns anos", acrescentou.

O provedor pretende, por isso, e para contornar o obstáculo que são os "poucos meios" de que dispõe a instituição, promover "uma reflexão da comunidade sobre os outros", criando uma "rede de solidariedade". "Muitas das pessoas que hoje estão bem na vida quando chegaram tiveram momentos de dificuldade. É a essas pessoas e a essa lembrança que queremos chegar", explicou.

A Santa Casa da Misericórdia de Paris foi criada a 13 de junho de 1994. Desde então tem desenvolvido um trabalho de proximidade entre as comunidades portuguesas em França.

Diário de Notícias, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades