FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa da COTEC com candidaturas abertas
2012-02-16

A COTEC Portugal deu início ao lançamento do período de candidaturas ao Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, que termina a 26 de Março. Este Prémio é uma iniciativa da COTEC Portugal, com o Alto Patrocínio do Presidente da República, que pretende distinguir os portugueses que, pela sua acção empreendedora e inovadora, se notabilizaram fora de Portugal nas suas respectivas actividades empresariais, mas também a nível social ou cultural.  

Este Prémio tem contribuído para fortalecer a ligação dos portugueses ao seu país de origem, mas também tem permitido reforçar a imagem e prestígio de Portugal no estrangeiro. Por acréscimo, pretende-se que tenha reflexos na internacionalização da economia e na atracção de investimento, mas também no aspecto da valorização da língua e da cultura nacional. 

O Prémio Diáspora já deu a conhecer, ao longo destes cinco anos, importantes personalidades que se afirmaram nos meios empresariais, sociais e políticos, em sociedades de acolhimento da mais elevada exigência, como Austrália, EUA ou França. António Frias, presidente da S&F Concrete, e João Mena de Matos, co-fundador e CEO do European Design Centre, foram os vencedores da edição de 2011 do Prémio, que reuniu um número recorde de candidaturas: 112. 

Os candidatos da edição passada são oriundos de 30 países, onde se destaca a participação, pela primeira vez, de candidatos da África do Sul, do México e de Singapura.  

Desde sempre, os sectores mais representados são o financeiro, com 28% das candidaturas, seguido da restauração/turismo, com 15% de candidatos, e a investigação e ciência, com 12%.  

O evento de entrega do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa encontra-se, desde a sua primeira edição, inserido nas Comemorações do Dia de Camões, Portugal e das Comunidades Portuguesas.

Fonte: COTEC    

Leiria Económica, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades