FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Angola desvaloriza repatriação de portugueses
2012-01-30
O embaixador angolano em Lisboa classificou os recentes problemas com portugueses que pretendiam entrar em Angola de mero “incidente de percurso”. José Marcos Barrica referia-se aos dez portugueses que na passada sexta-feira foram barrados pelo Serviço de Migração e Estrangeiros angolano e repatriados para Portugal, fazendo subir para 23 o total de casos só numa semana. Num primeiro momento, responsáveis do SME justificavam a retenção dos portugueses com a aplicação "rigorosa das boas práticas internacionais quanto ao controlo migratório".

Interrogado sobre os incidentes, à margem de um encontro com empresários portugueses, o embaixador angolano relativizou o episódio, considerando normal o pedido de explicações do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. 


José Marcos Barrica procurou desvalorizar os acontecimentos, revelando à Agência Lusa a sua convicção de que este "incidente de percurso" não afetará as que não afetará as "excelentes" relações que considera haver entre Lisboa e Luanda.

O acordo de concessão de vistos recentemente negociado entre Portugal e Angola "está a ser cumprido", acrescentou o embaixador.

Marcos Barrica deixaria no entanto alguns conselhos a quem pretende deslocar-se a Angola, apelando particularmente à honestidade: "Temos vindo a apelar às pessoas para terem atenção e serem prudentes quando tratam dos documentos. Se eu tiver que viajar para um país em que preciso de um certo tipo de vistos, à partida eu declaro o tipo de visto que preciso, um visto ordinário. Se à entrada me for perguntado e eu não disser que venho passar férias, mas que venho trabalhar, esse visto não serve". Apesar da facilidade que resulta do protocolo recentemente celebrado entre Lisboa e Luanda, por vezes há problemas "na tramitação burocrática dos documentos", admite o diplomata

O embaixador refazia assim um pedido que o seu país tem deixado "às pessoas, não só para cumprirem os prazos mas para serem o mais honestos possível".    

Dez portugueses foram impedidos de entrar em Angola e obrigados a regressar a Portugal
Com este novo episódio registado na sexta-feira sobe para 23 os cidadãos nacionais repatriados na passada semana, de acordo com as contas do SME, apesar de outras fontes referidas pela Agência Lusa mas não especificadas apontarem para um número a rondar os 19 portugueses 

RTP Notícias, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades