FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Argentina acolheu XXIII Encontro das Comunidades Portuguesas no Cone Sul
2011-11-30
Como acontece há 23 anos, as comunidades portuguesas da Argentina, Uruguai e sul do Brasil voltaram a reunir-se para manter acesa a integração entre os emigrantes portugueses que residem no Cone Sul do continente americano.

O «XXIII Encontro das Comunidades Portuguesas no Cone Sul - Emílio Meirinhos» foi realizado nos dias 19 e 20 de Novembro. Este ano a organização esteve a cargo do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) da Argentina, tendo como anfitrião, a Casa de Portugal Virgem de Fátima de Villa Elisa, em La Plata, cidade sede do poder político da populosa província de Buenos Aires.
No sábado, 19 de Novembro, a partir de 10 horas, começaram as diversas atividades programadas. Teve início o tradicional Torneio de Sueca e em paralelo iniciou-se a reunião dos dirigentes associativos da região. Na reunião foram debatidos vários temas, com destaque para os diversos problemas vividos pela comunidade portuguesa local, a realização das futuras reuniões e a integração dos jovens nas estruturas dirigentes das diversas instituições. Terminado este encontro, os presidentes das diversas delegações foram recebidos na residência do embaixador de Portugal em Buenos Aires, onde almoçaram com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, a Adjunta Caroline de Almeida e o deputado para a Emigração pelo círculo Fora da Europa, Carlos Páscoa.
Durante a tarde várias delegações realizadas visitas guiadas a La Plata, mais conhecida como a cidade das diagonais, onde puderam observar a Catedral da Cidade, a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa da Província de Buenos Aires, bem como o moderno Estádio Único. À noite, as delegações reuniram-se na Casa de Portugal, para a sessão de abertura oficial do evento que foi precedido por um Porto de Honra para receber o Secretário de Estado das Comunidades. A abertura ficou a cargo da Banda de Música da Polícia de Buenos Aires, que interpretou os hinos dos três países e «A Portuguesa».
O presidente da instituição de acolhimento, Carlos Ferreira Monteiro deu as boas-vindas a todos. Já o presidente do CCP Argentina, Mendes Analir Amaro, agradeceu àqueles que trabalharam para tornar este evento uma realidade e entregou um presente a José Cesário. Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem a Emílio Meirinhos, que tanto tem trabalhado tanto para estes encontros - a reunião deste ano levou o seu nome. 

Cultura turismo e gastronomia


No domingo as actividade começaram cedo no Complexo Cultural - Passagem Dardo Rocha, com a realização do XV Seminário das Comunidades Portuguesas no Cone Sul, subordinado ao tema «Portugal Hoje». A professora Lúcia Vaz Fernandes, explicou aos presentes o que é o Folclore Português e levou-os numa viagem pelas diferentes regiões de Portugal continental e insular, mostrando os seus trajes e suas danças. 
De seguida, a professora Maria Josefa Alvarez Panasco, em representação da Casa de Portugal em Montevidéu, Uruguai, falou sobre Gastronomia Lusitana, dando a conhecer receitas como caldo verde e bacalhau, e explicando as qualidades do Vinho do Porto e do Vinho Verde. Recordou ainda o evento recente em que elegeu as «7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa». O Turismo português foi o tema a cargo da Casa de Portugal de Porto Alegre, tendo sido desenvolvido pelo presidente daquela instituição, César Miranda. O encerramento foi feito por Antonio Antunes Canas, Conselheiro da Comunidade Portuguesa na Argentina, que falou sobre o Fado, explicando como surgiu esse género, destacando o papel central que Amália Rodrigues Lisboa teve para esta música. 
Ao início da tarde, a Casa de Portugal recebeu de volta as delegações para um animado almoço o qual contou com a presença do autarca da cidade, Pablo Bruera, que trocou presentes com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. José Cesário foi ainda nomeado convidado de Honra da cidade de La Plata. O comendador Francisco Serra leu a declaração final, simples e concreta, detalhando os assuntos discutidos na reunião de dirigentes associativos e destacando o documento emitido na reunião de jovens luso-descendentes. Foram ainda entregues os troféus aos vencedores do Torneio de Sueca. Por último com um discurso claro e conciso, o Secretário de Estado José Cesário enfatizou várias ações a realizar no contexto das comunidades, com destaque para a organização de um workshop para jovens quadros das associações; a preparação em 2012 de uma formação na área do Folclore; a planificação de um plano de cursos para ensinar a Língua de Camões junto das associações portuguesas; a preparação da edição 2012 do Cone Sul, tendo em vista a definição de incentivos para a participação dos jovens; o lançamento de um plano de formação de dirigentes associativos na Argentina; a realização de um seminário sobre a Mulher Migrante entre 2012 e 2013, entre outras coisas .
Antes do encerramento final, Mendes Analir Amaro deu a palavra ao representante da delegação uruguaia, o Conselheiro das Comunidades Portuguesas, já que o Uruguai sediará o Encontro em 2012. Luis Panasco convidou todos a participarem no evento do próximo ano, adiantando que poderá vir a realizar-se em Colonia de Sacramento, uma cidade construída pelo portugueses, nas margens do Rio da Prata. Salientou ainda que os portugueses que vivem no Cone Sul, não devem ser partidários de qualquer facção política, mas sim do partido da "Emigração Portuguesa".

Jovens luso-descendentes participaram no Encontro
Em paralelo com a reunião de dirigentes associativos, foi realizada a reunião de jovens luso-descendentes da região, coordenada pelo Secretário-geral da CPC Argentina, Anibal Pires. A delegação da Casa de Portugal de Montevidéu apresentou um trabalho realizado por jovens dessa associação, com base no qual elaboraram-se as conclusões, reunidas num documento entregue ao Secretário de Estado das Comunidades, José Cesário. Intitulado «Os Jovens Luso-descendentes do Cone do Sul unidos na preservação das nossas raízes», definiu quatro pontos importantes a implementar antes da próxima reunião:
1) Formação de jovens luso-descendentes para executar tarefas de dirigentes associativos, adaptadas aos novos tempos.
2) Intercâmbio e entendimento entre os jovens da região para ajudar a aprofundar os laços históricos de fraternidade que sempre estiveram presentes nas associação Portuguesas do Cone Sul.
3) Criação da Rede de Jovens Luso-descendentes do Cone Sul. Para este efeito, decidiu-se criar um grupo com este nome na rede social Facebook, coordenado por Martin Fabian D'Oliveira e Carlos de Oliveira (Argentina) Rodrigo Viviana Valente e Silveira (Uruguai), Adriano Vieira (Brasil).
4) Continuar a receber do Estado português, formação cultural e associativa destinada a jovens luso-descendentes, através de diferentes tipos de materiais ou pessoal especializado, e ainda a possibilidade de retomar a Reunião Mundial da Jovens Luso-descendentes.
Por Martin Fabian D'Oliveira - Em Buenos Aires

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades