FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Incorrecção em notícia do Jornal de Notícias de hoje, na página 4, com o título "Menos trabalhadores legais e mais residentes", na secção "Mercado de trabalho" referente a portugueses em Espanha
2011-10-21
Da autoria da jornalista Helena Norte, a notícia inclui um gráfico de barras que remete para dados do Observatório da Emigração, o qual apresenta incorrecções graves porque, embora os valores estejam certos, é-lhes feita correspondência para os países errados, enviesando completamente a leitura do que são os fluxos migratórios mais numerosos de portugueses na actualidade.

A ordem correcta dos países para onde saiu mais gente nos anos de 2009 e 2010 é a que pode ver aqui e não a que consta do jornal, que obviamente resultou de uma indevida correspondência entre os valores e a ordenação dos países por ordem alfabética (sem a correspondente ordenação dos valores a partir desse critério). No gráfico incorrecto, que não reproduzimos devido precisamente a essa razão, surgiram fluxos com números significativos para países para os quais nunca se ouviu falar em emigração portuguesa com significado, como Áustria, aparecendo valores residuais para Espanha ou Reino Unido, destinos para os quais têm existido importantes e conhecidos movimentos migratórios de portugueses. Lamentamos o sucedido, que é totalmente alheio à nossa responsabilidade. Para ver a lista dos fluxos completa, clique aqui.

Porque a notícia saiu em formato de papel, procedemos neste espaço à sua devida correcção.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades