FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
José Cesário pede a luso-descendentes que promovam Portugal no estrangeiro
2011-10-14

Lisboa, 14 out (Lusa) - O secretário de Estado das Comunidades pediu hoje a um grupo de luso-descendentes de visita a Lisboa para promoverem Portugal no estrangeiro, incentivando os amigos a conhecerem o património histórico e cultural do país.

"O futuro de Portugal passa por vós e sois vós que melhor pode representar Portugal. Por isso, pedimos que levem aos vossos amigos a mensagem de um Portugal moderno", disse José Cesário.

O titular da pasta da Emigração falava perante uma plateia de 37 jovens, filhos e netos de emigrantes portugueses, que desde quinta-feira e até domingo visitam o país, no âmbito do programa "Encontro Mundial de Jovens Luso-descendentes & Friends".

Numa organização do jornal "Mundo Português", especializado em assuntos de emigração, o encontro, que vai já na terceira edição, conta com apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

Durante quatro dias, os jovens, oriundos da Argentina, Brasil, Cabo Verde, Espanha, França, Suíça e Suécia, irão visitar alguns dos mais emblemáticos locais turísticos de Lisboa, os palácios de Belém e S. Bento, as oficinas da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP), a base aérea de Tancos e o Centro de Ciência Viva de Constância, além de vários monumentos na região centro.

Carlos Morais, responsável pela organização do evento, explicou à Lusa que o objetivo é trazer um grupo selecionado de jovens para que conheçam o país e, através desta iniciativa, promover "os valores da portugalidade" e o interesse "em serem embaixadores de Portugal junto dos seus amigos".

O organizador do evento adiantou que 95 por cento dos jovens do grupo nunca tinham vindo a Lisboa e a totalidade tinha de Portugal apenas a imagem da terra dos pais.

É este o caso de Stefanie, da França, que aos 22 anos visitou pela primeira vez a capital do país.

Filha de emigrantes de Barcelos, Stefanie vive há oito anos em Clermond-Ferrand, e há quatro que não se deslocava a Portugal.

Ganhou a viagem como reconhecimento pelo seu trabalho na liderança da associação de jovens portugueses de Clermond-Ferrand e, em declarações à Agência Lusa, mostrou-se "muito agradada" com a mistura da Lisboa clássica e moderna, que no seu entender é um reflexo da imagem global de Portugal.

No mesmo sentido, Cecília, 22 anos, vem do Brasil pela primeira vez para visitar o país dos avós.

Há algum tempo que anda a pensar obter a nacionalidade portuguesa, e, segundo afirmou, esta viagem serviu para aprofundar o conhecimento sobre Portugal, que "é mais moderno do que os avós contam".

 

CFF.

Lusa/Fim, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades