FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Gabinete de Apoio ao Emigrante em Óbidos
2011-10-13

Nesta quarta-feira, dia 12 de Outubro, pelas 15 horas, vai ter lugar no Edifício dos Paços do Concelho de Óbidos a assinatura do Protocolo com vista à criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE).

Este protocolo de colaboração será estabelecido entre a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP) e o Município de Óbidos e vai contar com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José de Almeida Cesário.

O GAE visa rentabilizar estruturas e recursos humanos já existentes na autarquia de Óbidos, não implicando custos adicionais. Este serviço vem ampliar o leque das respostas no âmbito da Intervenção Social do Município de Óbidos, nomeadamente no que diz respeito às questões inerentes ao regresso e reinserção dos Emigrantes, nas suas múltiplas vertentes, nomeadamente, social, jurídica, económica, emprego, escolaridade e formação.

A médio prazo esta estrutura, em conjugação com a DGACCP, vai procurar divulgar junto da Comunidade Emigrante as potencialidades económicas do concelho de Óbidos, no sentido de atrair a sua confiança e o seu investimento. Neste contexto, o futuro GAE de Óbidos terá acesso a uma base de dados onde constam 120 mil empresas e empresários portugueses radicados em diversas partes do mundo.

Do ponto de vista do conhecimento estatístico, estima-se que cerca de 90 por cento dos emigrantes portugueses regressam ao seu concelho e freguesia de origem. Assim sendo, o poder local pode assumir um papel relevante no apoio e encaminhamento dos seus munícipes residentes e/ou ex-residentes no estrangeiro.

Após a assinatura do protocolo, este serviço ficará imediatamente disponível aos munícipes na zona do Balcão de Atendimento, localizada no rés-do-chão do edifício da Câmara Municipal de Óbidos e vai funcionar entre as 9 e as 17 horas, todos os dias úteis.

Jornal das Caldas online, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades