FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Três candidatos luso-canadianos a deputado no Ontário enfrentam dura competição
2011-10-03
Uma candidata estreante e dois outros políticos portugueses que têm possibilidades de serem eleitos deputados provinciais nas eleições legislativas do Ontário, Canadá, na quinta-feira, enfrentam dura competição nos seus círculos eleitorais.

O Ontário é a província onde se encontra a comunidade portuguesa mais vasta no Canadá, contando cerca de 350 mil portugueses e luso-descendentes.

Há três círculos eleitorais nestas eleições em que luso-canadianos assumem protagonismo: Mississauga-Sul, onde está Charles Sousa, Davenport, com Cristina Martins, e York-Sul Weston, com Paul Ferreira.

Charles Sousa, que é ministro do Trabalho no Ontário desde dezembro passado, ambiciona a reeleição na sua circunscrição.

A vitória que obteve há quatro anos, com 46,7 por cento e uma margem confortável, são águas passadas e desta vez o concorrente conservador está a dar luta cerrada.

A empresária e presidente da Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos, Cristina Martins, lança-se na política pelo Partido Liberal no círculo de Davenport, uma área de Toronto marcadamente portuguesa e na qual se centram atenções por o deputado titular liberal Tony Ruprechy não voltar a alinhar.

Em declarações à Lusa, Cristina Martins justificou o início de carreira política ativa por acreditar ser "importante ter mais vozes portuguesas a representar" a comunidade.

"Como portuguesa, serei uma mais-valia em Davenport", disse.

Cristina Martins será o novo teste liberal para Davenport, reconhecendo que o seu principal adversário é o neo-democrata Jonah Schein.

Nascida em Gouveia, distrito da Guarda, Cristina tinha quatro anos e meio quando acompanhou os pais na emigração para o Canadá na década de 1970, tendo crescido em Davenport.

Na cidade de Toronto, aguarda-se com expetativa o resultado no distrito de York-Sul Weston, do luso-canadiano Paul Ferreira, deputado provincial do NDP durante sete meses em 2007 - eleito em substituição do titular, sendo derrotado nas eleições provinciais seguintes pela liberal Laura Albanese, por uma margem de apenas 452 votos.

"Estou confiante com a resposta positiva que tive após bater a 40 mil portas. As pessoas querem uma mudança. Em "Queens Park" quero bater-me contra o imposto harmonizado sobre vendas (HST) e do custo de vida, designadamente nos serviços essenciais, como a eletricidade e fornecimento água", asseverou à Lusa.

Além daqueles três candidatos, mais uma mão cheia de luso-canadianos vai a votos, embora em posições com escassas hipóteses de eleição, como sejam Tony Rodrigues, em Halton, John Pacheco, em Otava Oeste-Nepean, e o fundador do Partido Ecológico Vegano, Paul Figueiras, em Mississauga-Sul.

Dalton McGuinty, liberal e atual primeiro-ministro da província, apresenta-se de novo ao sufrágio popular para um terceiro mandato, tendo recuperado nas últimas semanas posição face ao momento de arranque da campanha, quando se encontrava em desvantagem face a Tim Hudak, do Partido Conservador. Em terceiro, está a líder provincial do Novo Partido Democrático, Andrea Horwath.

As sondagens mais recentes são inconclusivas. As empresas Nanos Research e Ekos dão vitória aos liberais (respetivamente com 38 por cento e 34,9 por cento), seguindo-se os conservadores (com 35 por cento e 31,4 por cento), enquanto a Angus Reid e a Leger Marketing colocam em primeiro o Partido Conservador (com 34 por cento e 33 por cento) e os liberais com 33 por cento e 32 por cento, respetivamente.

DN Globo, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades