FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Oliveira de Azeméis: Associação Mulher Migrante faz homenagem póstuma a Aníbal Araújo pelo seu apoio às comunidades
2011-09-23
A associação de estudo, cooperação e solidariedade “Mulher Migrante” organiza no sábado, em Oliveira de Azeméis, um seminário para homenagear postumamente o comendador e jornalista Aníbal Araújo, pela sua ação junto da comunidade portuguesa de emigrantes.

O tema do encontro é "Comunidades Portuguesas - Comunicar e Interagir" e, segundo a organização, reunirá no auditório da Biblioteca Municipal 400 participantes que trabalham com os portugueses espalhados pelo mundo e estudam o papel da mulher nesse contexto.

Aníbal Araújo, que morreu em 2010, aos 57 anos, enquadra-se nessa perspetiva, na medida em que, segundo a direção da Mulher Migrante, foi "uma das mais influentes vozes que apoiou as comunidades lusas".

O empresário de Oliveira de Azeméis criou vários títulos de imprensa regional e internacional que contribuíram "para que a diáspora se expressasse e encontrasse um lugar no panorama da comunicação social global".

Por esse trabalho, foi reconhecido com várias distinções pelos governos do Brasil e da Venezuela, sendo também agraciado com a Comenda da Ordem de Mérito da República Portuguesa.

"Foi um homem exemplar e que dedicou grande parte da sua vida às comunidades portuguesas, comunicando e interagindo", defende a direção da Mulher Migrante, em comunicado.

Além da anunciada presença de Feliciano Barreiras Duarte, secretário de Estado Adjunto do Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, e José Cesário, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, o seminário de sábado contará também com a intervenção de Manuela Aguiar, também ela ex-secretária de Estado das Comunidades e atual presidente da assembleia-geral da associação Mulher Migrante.

O encontro inclui a apresentação de duas obras editadas por essa organização - os livros "Cidadãs da Diáspora" e "Problemas sociais da nova imigração" - e prevê a análise desses dois temas por vários intervenientes, entre os quais: Frei Francisco Sales Diniz, diretor nacional da Obra Católica Portuguesa para as Migrações, Rita Gomes, presidente da direção da Mulher Migrante e ex-presidente do Instituto de Apoio à Emigração e às Comunidades Portuguesas, Paulo Pisco, deputado pelo PS, Carlos Páscoa, também deputado, mas pelo PSD, Luísa Desmet, da Santa casa da Misericórdia de Lisboa, e Isabel Oliveira, da Universidade Sorbonne.

Outros oradores anunciados para o seminário são Maria da Conceição Ramos, da Faculdade de Economia do Porto e do Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais da Universidade Aberta, Maria Beatriz Rocha-Trindade, socióloga, Arcelina Santiago, professora e Mestre em Ciências Sociais, Políticas e Jurídicas pela Universidade de Aveiro. Hermínio Loureiro, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, e Nuno Araújo, filho do homenageado no evento. 

@Lusa, Sapo Notícias, aqui.    

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades