FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Importância dos emigrantes "ultrapassa" plano económico
2011-07-31
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, reconheceu, este domingo, que a importância dos emigrantes para o país "ultrapassa o plano económico".

"A importância dos emigrantes da diáspora para Portugal ultrapassa o plano económico. É uma importância política, cultural", afirmou José Cesário à Agência Lusa, na fronteira de Vilar Formoso, à margem de uma campanha de segurança rodoviária denominada "Sécur'été", promovida pela associação de jovens luso-descendentes Cap Magellan.

"Portugal só é o que é porque tem quase cinco milhões de pessoas espalhadas pelo Mundo", defendeu. "É isso que nos dá dimensão a nível internacional", acrescentou o governante, dizendo que "o primeiro activo" no estrangeiro "são os portugueses".

José Cesário salientou que o significado dos emigrantes, do ponto de vista económico. "Estamos a falar, ainda hoje, de cerca de 2400 milhões de euros anuais de remessas [financeiras] e um investimento enorme no país, feito nas mais variadas áreas", com destaque para o imobiliário e o turismo, declarou.

Segundo o governante, "é bom perceber" que, na actualidade, as comunidades portuguesas radicadas no estrangeiro "já são maioritariamente constituídas por pessoas que nasceram fora de Portugal e que são políticos, académicos, investigadores, artistas, são empresários com uma dimensão idêntica aquela que têm aqueles que nasceram ao seu lado, nos países onde estão e que são cidadãos desses países".

"Isto dá uma dimensão nova à nossa diáspora, dimensão essa que é preciso, naturalmente, compreender e aproveitar", reconheceu ainda .

Tendo em conta a actual situação económica em que o país se encontra, o secretário de Estado das Comunidades deixou aos emigrantes, que regressam para gozo de férias de Verão, "uma mensagem de esperança no futuro de Portugal".

Também desejou que "os portugueses que estão fora e os portugueses que estão cá estejam o mais próximo possível uns dos outros", para ultrapassar o actual momento.

Jornal de Notícias, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades