FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Legislativas/Emigração: MEP defende serviço on-line para recenseamento e voto electrónico
2011-05-23

A criação, no âmbito dos consulados, de uma linha directa de apoio às famílias na diáspora, é uma das medidas defendidas pelo Movimento Esperança Portugal (MEP) no seu manifesto eleitoral. O partido quer também "mais consulados móveis em zonas de baixa cobertura consular", o fim do encerramento dos consulados "em zonas com forte presença de famílias emigrantes/luso-descendentes" e a criação do Cartão do Cidadão da Diáspora, com as mesmas funcionalidades, serviços electrónicos e segurança do actual Cartão do Cidadão. O MEP defende ainda o lançamento de um serviço on-line "para recenseamento eleitoral e voto electrónico", de forma a criar "uma maior proximidade entre as comunidades portuguesas e o Estado português e a incentivar uma maior participação cívica dos portugueses residentes no estrangeiro".  
No âmbito do ensino, pretende um programa de promoção da língua portuguesa que articule iniciativas nas áreas da Educação, Cultura, Economia e Negócios Estrangeiros, "dando prioridade à intervenção junto de profissionais qualificados residentes nas comunidades portuguesas e junto dos países da CPLP". A formação e certificação "através do Instituto Camões e/ou outras entidade públicas competentes", dos quadros portugueses que leccionam e divulgam a Cultura e Língua na diáspora, é outra medida defendida pelo MEP. 
No domínio da economia, as iniciativas do partido passam pelo incentivo à criação de uma plataforma em rede de quadros portugueses e luso-descendentes qualificados "para suporte e capitalização dos portugueses na diáspora" e de uma rede "de empresários, de cientistas, de docentes, de portugueses e luso-descendentes" que, segundo o MEP, potenciará "a internacionalização da economia portuguesa" e "a dinamização e promoção da língua e cultura portuguesas". 
Às Legislativas de 5 de Junho, o MEP candidatou pelo círculo da Europa, Vanda Santos, residente na Suíça e consultora na ONU para os Assuntos Humanitários. Por Fora da Europa, a cabeça de lista é Maria Sá da Bandeira, advogada e assessora jurídica na Autoridade de Aviação Civil de Macau.    

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades