FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Apelo para emigrantes mandarem votos com urgência
2011-05-16
A administração eleitoral apelou hoje aos emigrantes portugueses para que enviem, "o mais urgente possível", os boletins de voto para as eleições legislativas de 5 de Junho para prevenir eventuais atrasos dos serviços de correio.

 

"O voto deverá ser enviado, o mais urgente possível, por forma a obviar os atrasos nos circuitos postais, devendo o cidadão ter em atenção aos tempos de entrega da correspondência nos respetivos países", refere a Direcção-Geral de Administração Interna (DGAI) em nota enviada à comunicação social.

Nas eleições legislativas, os eleitores residentes no estrangeiro votam por correspondência e a DGAI informa que está a decorrer actualmente o envio dos boletins de voto para a morada dos eleitores emigrantes.

A votação por correspondência arranca entre 30 e 40 dias antes da data das eleições, quando a área eleitoral da DGAI começa a enviar por correio os boletins de voto, e termina 10 dias depois com o apuramento dos votos.

"Assim que recepcionarem os boletins de voto [...] podem, imediatamente, exercer o seu direito de voto", sublinha a nota, que alerta ainda para o facto de o voto só ser considerado válido "se apresentar prova de saída do país [de residência dos emigrantes] até ao dia 5 de Junho (através do carimbo dos correios) e chegar ao Centro de Apuramento de Lisboa, até ao dia 15 de Junho".

Além do boletim de voto, são enviados em carta registada um envelope branco endereçado aos serviços da DGAI, um subscrito verde para inserir o boletim e uma folha de instruções, devendo os eleitores remeter com o voto uma fotocópia do cartão de eleitor.

Diário de Notícias, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades