FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Carlos Gonçalves defende criação de condições para investimento de empresários da diáspora
2011-03-28

O deputado do PSD pela Europa, Carlos Gonçalves, defendeu que têm de se criar condições para o investimento dos empresários portugueses no estrangeiro, porque "o país vive uma situação difícil".
"Têm de se encontrar formas de promover esse investimento e reconhecer que quem precisa claramente desses empresários da comunidade portuguesa é o país, que vive uma situação difícil e temos de aproveitar", disse o social-democrata.
Carlos Gonçalves falava à Lusa na sequência de uma visita que realizou à Alemanha de 19 a 21 de Março. Num encontro com o vice-presidente da Federação dos Empresários Portugueses na Alemanha, o deputado disse que o sentimento é o de que as "instituições que trabalham a questão da economia portuguesa, do investimento estrangeiro em Portugal, não têm tido sensibilidade para o fazerem junto destes empresários".
Carlos Gonçalves, que visitou também os consulados em Estugarda e Dusseldorf, alertou para a falta de chefias intermédias nesses postos, o que dificulta aos cônsules o desenvolvimento da diplomacia económica. "O facto de estarem praticamente ligados, todo o tempo, a questões administrativas não lhes permitirá fazer outro tipo de trabalho, particularmente o da questão económica", acrescentou.
O deputado abordou ainda a questão do ensino do português para dizer que em Estugarda e Dusseldorf vão começar alguns cursos dentro de algumas semanas, o que o faz sentir "envergonhado". "A forma como decorreu este ano lectivo não nos pode orgulhar. Sentimo-nos envergonhados porque representamos um país que não consegue responder aos mínimos em termos de ensino do português que é abrir um ano lectivo a tempo e horas", sublinhou.

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades