FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Livro sobre emigração apresentado em S. Roque do Pico
2010-08-21
Será apresentado hoje, na freguesia de Santa Luzia, o livro “O Emigrante - À procura de uma vida melhor” de Albertina Pinheiro Fraga.

Decorre hoje, 21 de Agosto, pelas 19h30, na Biblioteca Municipal de S. Roque do Pico, a apresentação da obra "O Emigrante. À procura de uma vida melhor" da autoria de Albertina Fraga Pinheiro.
O livro retrata a figura do emigrante e das suas constantes dificuldades de sobrevivência nas ilhas, navegando milhas atrás do sonho do "El Dourado".
Albertina Pinheiro Fraga é também autora da obra "No meu tempo" (2003), tendo, mais uma vez, dado uso às suas recolhas de factos e histórias vividas na primeira pessoa.
"O Emigrante. À procura de uma vida melhor" apresenta-se em 38 diferentes capítulos, ao longo de 76 páginas, estando dividido historicamente em quatro partes: o Pico no início do século XIX, a participação do povo açoriano nas guerras de África, a emigração para vários pontos do mundo e, por fim, as manifestações da saudade açoriana em terras estrangeiras. Este é um livro que se complementa pelas imagens reais, a preto e branco, de momentos vividos ao longo de 100 anos.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades