FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Vila Franca comemora Semana do Emigrante 2010
2010-08-11
Os emigrantes vila-franquenses reencontram-se na sua terra natal, de 18 a 25 de Agosto, para celebrar a Semana do Emigrante 2010, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila Franca do Campo.

Segundo uma nota de imprensa, durante este ciclo festivo que será abrilhantado por música de bandas filarmónicas e exibições de folclore, todos os emigrantes, visitantes e interessados poderão percorrer um circuito de turismo cultural, descobrindo valores do património vila-franquense.

Assim, do programa da semana festiva, destaca-se no dia 18 a inauguração da exposição de artesanato "O Idoso- O Encanto do Saber", que terá lugar às 14h30, no Solar Viscondes de Botelho.

Pelas 20h30 será proferida pelo Vigário Episcopal de São Miguel a palestra "Os Vilafranquenses na Emigração Açoriana", a que se segue a abertura da exposição fotográfica "À Descoberta de Vila Franca" e Sarau Musical.

No dia 19, a festa terá lugar no Jardim Antero de Quental com a actuação, pelas 22 horas, do Grupo de Fados de Graça Prata.

No dia seguinte estão marcadas as actuações do cantor Alexandre Bolarinho, às 21 horas, seguindo-se uma hora mais tarde o grupo musical MK.

As tradicionais e concorridas festas de São Lázaro da freguesia de Água d'Alto fazem parte do programa.

Deste modo, no dia 21, o arraial tem início marcado para as 21 horas com a actuação do Grupo Folclore do Porto Formoso; no dia 22 são as bandas filarmónicas que animam o serão e no dia 23 a animação está a cargo do grupo musical Gente da Vila.

O último dia da Semana do Emigrante (dia 24) terá lugar no Jardim Antero de Quental e inicia-se com a actuação, pelas 21 horas, da cantora Andreia Pita e suas bailarinas. De seguida, está marcada a actuação do grupo de dança da Associação Desportiva da Vila.

No âmbito das festas do Senhor Bom Jesus da Pedra, haverá, no dia 27 de Agosto, uma recepção aos emigrantes no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia.

Daniela Braga Correia

Açoriano Oriental, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades