FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Docente sugere instalação de consulado português na Huíla
2010-07-16

Lubango - O docente universitário português, Carlos Ribeiro, manifestou hoje, na cidade do Lubango (Huíla), a necessidade de se instalar os serviços consulares deste país na circunscrição, à semelhança de Benguela, para que a resolução dos distintos problemas migratórios e legais possa ser mais célere.

Ao falar à Angop, na perspectiva da visita do presidente português Cavaco Silva, à província da Huíla, o académico disse haver nesta região uma comunidade lusa quase idêntica a de Luanda, dada a sua localização geográfica, que permite uma fácil circulação com as província do Huambo e Benguela.

Carlos Ribeiro frisou que "existem duas comunidades portuguesas na Huíla, sendo uma mais recente e outras que nela reside há mais de 10 ou 15 anos, aspecto considerado relevante para se pensar na abertura dos serviços consulares numa província com potencial para contribuir no desenvolvimento local e na diminuição das importações".

Em relação ao processo de integração dos portugueses a nível do país referiu que a mesma é fácil, sobretudo devido a língua e cultura, por isso, dai a sua opinião sobre a necessidade de se facilitar o processo de concessão de vistos entre os dois países.

Para o docente universitário, a vinda do Presidente português é um marco para a região, uma vez que a Província da Huíla foi escolhida para roteiro da visita.

Acrescentou que durante a mesma, a comunidade portuguesa local poderá dar a conhecer as suas actividades e realidades em Angola e mais concretamente na província da Huíla.

Disse igualmente que esta trata-se de uma oportunidade para os empreendedores nacionais buscarem, com os portugueses, parcerias para desenvolver o sector do turismo, agricultura educação, saúde e indústria transformadora.

Angola Press, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades