FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Canadá: Escolas comunitárias portuguesas em Montreal lutam para sobreviver
2010-04-05
As escolas comunitárias portuguesas em Montreal, Canadá, correm o risco de vir a fechar. Em causa está a diminuição do número de alunos, provocada pela estagnação do fluxo migratório.

Entre as instituições que ensinam o português no primário, secundário e universitário são as escolas comunitárias que enfrentam o maior risco de encerrar. A escola do "First Portuguese", em Toronto, e as escolas Santa Cruz e Lusitana, em Montreal (estas duas ligadas à missão católica portuguesa de Santa Cruz), estão entre os mais antigos estabelecimentos.
José de Barros, diretor e ex-docente das escolas Santa Cruz e Lusitana, frisou à Agência Lusa que é grande a incerteza da sua subsistência, devido aos efeitos da estagnação do fluxo migratório oriundo de Portugal.
Por outro lado, a falta de reconhecimento automático do diploma de conclusão de estudos atribuído pelas escolas também não ajuda, dado que a legislação portuguesa impõe um exame de equivalência a quem pretenda ingressar no sistema escolar em Portugal. A constatação desta situação originou embaraços nas escolas e levou os pais a questionarem a valia da frequência dos estudos do Português. Em Toronto, a situação de crise face à falta de alunos não se revela ainda tão premente, porque a dimensão da comunidade é maior e porque escolas como o First Portuguese tentam captar os jovens para actividades extra-curriculares.
Embora funcionem como primeiro patamar de aprendizagem da língua para boa parte da comunidade, estas escolas, de iniciativa privada, não beneficiam de subsídios financeiros do Governo português e há professores a queixarem-se de falta de orientação e apoio pedagógico.
Quer em Toronto como em Montreal, estas escolas foram surgindo em várias zonas, no âmbito de associações e de outras instituições como a Igreja, a fim de ensinarem a língua aos filhos dos emigrantes.
As aulas são aos sábados, têm uma duração de quatro a cinco horas e aí se leccionam língua Portuguesa e disciplinas culturais. Os pais pagam 200 dólares canadianos (145 euros) por ano por cada aluno. No final de Março, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas disse à Lusa que os Estados Unidos, o Canadá e a Venezuela serão os próximos países a receber o Ensino de Português no Estrangeiro, um programa que actualmente apenas existe na Europa e em três países africanos.

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades