FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
PR/Andorra: Doces portugueses para receber o Chefe de Estado
2010-03-06

Nos últimos dias, José Manuel da Silva não tem parado. Envolvido na organização da componente do programa da vista que diz respeito à comunidade portuguesa, o empresário e conselheiro das Comunidades Portuguesas  no Principado, diz que a vinda do Chefe de Estado Português foi um presente para os compatriotas que aqui vivem e uma forma de lhes dar mais visibilidade junto dos andorranos.

"Os andorranos ficam com outra imagem de Portugal, país que praticamente desconhecem. A presença do Presidente, e a sua divulgação, ajuda a que nos vejam como nacionais de um país moderno e não apenas a terra de gente que trabalha no campo", afirmou a O Emigrante/Mundo Português, numa conversa à mesa de uma das suas três pastelarias em Andorra.

Terminada a entrevista, foi a correr tratar dos últimos detalhes relacionados com o encontro que o Chefe de Estado terá esta tarde com alunos de língua portuguesa. O conselheiro revela que Cavaco Silva terá a esperá-lo, cerca de 500 pessoas, 360 das quais crianças e jovens dos 6 aos 16 anos, que o vão cumprimentar em português.

A azáfama de José Manuel da Silva tem a ver com o facto de ser o responsável pelo fornecimento dos lanches que vão ser servidos aos alunos, pais e à comitiva do Presidente.

Mas o trabalho não termina aí. Dos fornos da sua padaria sairam as iguarias "cem por cento portuguesas" que vão ser degustadas na recepção oferecida esta noite pelo Presidente da República à comunidade portuguesa em Andorra.

Não vão faltar as queijadas de leite, os pastéis de feijão, a broa de milho, a bola de carne, e, claro está, os pastéis de nata. "Confeccionei dois mil", revelou.
Ma sa pensar especialmente em Cavaco Silva, haverá também bolos de alfarroba. "Ao todo, fizemos mais de cinco mil bolos", sublinhou. E confeccionados com produdos portugueses, já que 95 por cento dos ingredientes que utiliza nos produtos de pastelaria que vende, vêm de Portugal.
Ana Grácio Pinto - Em Andorra
apinto@mundoportugues.org

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades