FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Lançamento do livro: Construção da nação e associativismo na emigração portuguesa, de Daniel Melo e Eduardo Caetano da Silva (Coord.) - 9 JANEIRO - 19h - Ler Devagar, em Lisboa
2010-01-04

 

Imprensa de Ciências Sociais e a Livraria Ler Devagar apresentam o livro Construção da nação e associativismo na emigração portuguesa, de Daniel Melo e Eduardo Caetano da Silva (organizadores). O livro será apresentado pelo Prof. Onésimo Teotónio de Almeida (Brown University, EUA). Haverá também declamação de poesia relacionada com a emigração.

 


LIVRO | Neste livro reflecte-se sobre os nexos entre a experiência emigratória e as dinâmicas do nacionalismo português. Os estudos relaizados em diversos contextos da emigração analisam a dinâmica associativa e os traços comuns que a caracterizam: folclore, desporto, religião, ensino da língua e acção política. Propondo perspectivas críticas face às abordagens correntes sobre a emigração, o associativismo e a portugalidade, os textos aqui reunidos sugerem uma renovação da agenda nesta temática, que, sem ignorar a extensão dos trabalhos já realizados, encaminha o debate em direcção a novos tópicos.

Índice do Livro

Prefácio
Onésimo Teotónio de Almeida

Introdução
Daniel Melo e Eduardo Caetano da Silva

Capítulo 1
Associativismo, emigração e nação: o caso português
Daniel Melo e Eduardo Caetano da Silva

Capítulo 2
Associativismo e transnacionalismo: organizações açoriano-americanas na Nova Inglaterra
João Leal

Capítulo 3
Associações portuguesas, integração social e identidades colectivas: o caso do Uruguai
Helena Carreiras e Andrés Malamud

Capítulo 4
A mesma juventude noutra latitude: lusodescendentes do Brasil e da França frente ao projecto nacional das comunidades portuguesas
Eduardo Caetano da Silva e Irène Strijdhorst dos Santos

Capítulo 5
«Para deixar rasto na geografia onde passam os meus passos»: biografia e transmissão na diáspora portuguesa em França
Elsa Lechner

Capítulo 6
Portugalidade e regionalidade no associativismo migrante português: o caso da Bélgica
Daniel Melo

Capítulo 7
Espaços europeus: noções de casa e de pertença dos migrantes portugueses na Alemanha
Andrea Klimt

Capítulo 8
Entre vítimas e algozes: dilemas da comunidade portuguesa na África do Sul pós-apartheid
Marcos Toffoli da Silva

AUTORES | DANIEL MELO, historiador, mestre em História dos séculos XIX-XX /FCSH-UNL, 1997), e doutor em História Moderna e Contemporânea (ISCTE-IUL, 2003). Presentemente, é investigador auxiliar no Centro de História da Cultura (FCSCH-UNL). Foi investigador associado do Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa (ISCTE-IUL) e do ICS-UL. As suas áreas de interesse actuais são: associativismo voluntário; nacionalismo e regionalismo; migrações; identidade e política culturais; leitura pública e bibliotecas.

EDUARDO CAETANO DA SILVA, antropólogo, mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil, 2003). Foi investigador visitante do ICS-Ul (2004) e da École en Haut Études de Sciences Sociales (EHESS, 2006). Finaliza actualmente o seu doutoramento em Antropologia Social na Unicamp, com o estudo comparativo sobre migrante porgueses em São Paulo e Paris. As suas investigações centram-se na área das migrações internacionais.

 


 

APRESENTADOR | Onésimo Teotónio Almeida é Professor Catedrático da Brown University (EUA), onde lecciona desde 1975 e onde se doutorou em Filosofia (1980). Foi ainda director do seu Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros (1991-2003) e é, presentemente, Faculty Fellow do Wayland Collegium for Liberal Learning, um Instituto de Estudos Interdisciplinares. Foi dirigente da Associação internacional de Lusitanistas e membro de inúmeras associações de sábios, como a Society for Iberian and Latin-American Though e a American Philosophical Association. Nascido nos Açores, em 1946, Onésimo Teotónio Almeida é um dos intelectuais portugueses que mais tem reflectido e ficcionado sobre a emigração portuguesa, de que são exemplo Da vida quotidiana na L(USA)lândia (Coimbra, Atlântida, 1975), José Rodrigues Miguéis - Lisboa em Manhattan (Lisboa, Editorial Estampa, 2001, v.o. 1985) e National identity - a revisitation of the Portuguese debate (Mainouth, Ireland, National University, NUI Mainouth Papers in Spanish, Portuguese and Latin American Studies, n.º 5, 2002). Além da sua vasta produção científica e literária, foi fundador da editora Gávea-Brow e editor da revistaGávea-Brow. Em 2099 foi contemplado com o Prémio Seeds of Science «Ciências Sociais e Humanas» e a Medalha de Mérito Cultural do Governo Regional dos Açores.

Ler Devagar, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades