FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Canadá: Número de candidatos luso-canadianos a autárquicas no Quebeque duplica
2009-10-30

Onze candidatos portugueses vão a votos nas autárquicas de domingo no Quebeque, Canadá, número que duplicou face a 2005, segundo dados recolhidos pela Agência Lusa junto de fontes da comunidade.

À procura de reeleição estão os três luso-canadianos presentemente titulares de cargos municipais em Montreal: Luís Miranda, presidente da Câmara de Anjou, e Ana Nunes e Isabel dos Santos, vereadoras, respectivamente, nos bairros de Outremont e Plateau Mont-Royal.

Dos restantes, a larga maioria é estreante na política ou mesmo em eleições municipais.

Pela primeira vez, há seis candidatos portugueses em Laval, zona a Norte de Montreal onde residem uma grande comunidade portuguesa e de luso-descendentes.

No distrito de Laval, Teresa Duarte vai a votos na circunscrição de Marigot, Noémia Onofre de Lima em Chomedey, José Onofre em Renaud, Tanya Onofre em St. Bruno, Anita de Lima em Sainte-Dorothée e Manuel Botelho em St. Martin.

Luis Ruivo, em Saint-Léonard, e Luís da Costa, em Sainte-Thérese são mais dois portugueses sujeitos a sufrágio no domingo no Quebeque.

Um observador político português, residente no Quebeque, defendeu à Lusa que o aumento verificado de luso-canadianos a concorrerem nestas eleições traduz "o despontar junto da comunidade portuguesa, de uma maior consciência política, à medida que caminha para seis décadas de presença no Canadá".

Numa previsão de resultados, o mesmo analista adiantou que "Luís Miranda, que tem uma fortíssima popularidade em Anjou, e as duas vereadoras têm grandes possibilidades de serem reconduzidos".

Luís Miranda regressou este ano ao projecto da equipa União Montreal, do actual presidente da Câmara de Montreal, Gérald Tremblay, à qual pertenciam já Ana Nunes e Isabel dos Santos.

Quanto aos outros candidatos, "é difícil fazer prognósticos, porque muitos deles é a primeira vez que concorrem. Os resultados dependerão muito das circunstâncias de cada distrito eleitoral. E poderá haver surpresas", acrescentou.

No plano geral, as maiores expectativas nestas eleições centram-se em Montreal, onde Gérald Tremblay, que pretende um terceiro mandato, enfrenta dois fortes adversários, Louise Harel e Richard Bergeron.

Por outro lado, Tremblay sofreu, nos últimos meses, um grande desgaste de imagem face à revelação na imprensa de escândalos de alegado tráfico influências com empresários de construção, assim como irregularidades, assumidas pelo próprio, na assinatura de um contrato de fornecimento de contadores de medição do consumo de água, orçado em milhões de dólares.

As autoridades têm apelado à votação, com vista a combater os elevados níveis de abstenção verificados nos últimos escrutínios.

Para já, os primeiros sinais dados pelos dois dias de "votação por antecipação", permitida pela legislação canadiana, são animadores, dado ter-se verificado uma subida da taxa de participação para cinco por cento, face aos três por cento em igual período das eleições municipais de 2005.

Na província do Quebeque, há 1109 circunscrições eleitorais municipais.

Correio do Minho, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades