FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Imigração portuguesa historiada por Manuela Marujo
2009-10-26
‘Imigrantes portugueses com mãos calejadas’ foi o título da conferência proferida pela professora Manuela Marujo, docente de Estudos Portugueses e directora associada (“Associate Chair”) do Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Toronto, a 20 de Outubro, na Universidade de York, também em Toronto.

Manuela Marujo apresentou uma retrospectiva sobre a história da imigração portuguesa no Canadá, destacando também aspectos sociológicos e culturais relevantes para a compreensão da história de Portugal na década de 70.

Foi ainda feita uma reflexão sobre a importância da geração de luso-descendentes para a renovação da imagem de Portugal e sobre os desafios da sociedade portuguesa pós-25 de Abril.

Após a apresentação da convidada da Universidade de York, seguiu-se uma discussão com os alunos de Português e com outros interessados presentes sobre o fenómeno da imigração portuguesa no Canadá, o que permitiu a partilha de diferentes experiências e perspectivas sobre Portugal e sobre os portugueses na actualidade.

A apresentação de ‘Imigrantes portugueses com mãos calejadas' pela professora universitária Manuela Marujo foi a primeira conferência do ciclo Portugal e os Países de Língua Portuguesa, a decorrer na Universidade de York em Toronto até ao final de Novembro.

A próxima conferência será apresentada pela professora Judith Cohen, a 5 de Novembro, pelas 17:00 (Universidade de York, Edíficio Ross - Sul, sala 127) e abordará o tema das tradições musicais portuguesas.

25/10/2009

Instituto Camões, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades